Os migrantes são essenciais para o desenvolvimento social e econômico equitativo, inclusivo e sustentável, por isso, as Nações Unidas convidam as pessoas e governos em todo o mundo a abraçarem a migração e acabarem com a xenofobia em comemoração ao Dia Internacional dos Migrantes, nesta quarta-feira (18).
“Vamos fazer com que a migração beneficie tanto os migrantes quanto os países. Nós devemos isso aos milhões de imigrantes que, através da sua coragem, vitalidade e sonhos, ajudam a tornar nossas sociedades mais prósperas, resilientes e diversas”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em sua mensagem para o Dia.
Ban ressaltou que a migração “é uma realidade” no século 21 e que atualmente existem cerca de 232 milhões de migrantes internacionais trazendo benefícios consistentes para os países de destino e de origem através de seu trabalho.
“No entanto”, disse Ban, “esta importante população continua, em grande parte, invisível e desconhecida para a sociedade”. Muitos vivem e trabalham nas piores condições possíveis e não têm acesso a serviços básicos e direitos fundamentais, tornando-os mais vulneráveis à extorsão, violência, discriminação e marginalização.
Saiba mais: ONU, 18/12/13
Participe da conversa no Facebook!