Indiferente, iniciante, engajado ou consciente? Afinal, que tipo de consumidor você é?
Para o Dia do Consumo Consciente, celebrado em 15 de outubro, o Instituto Akatu – principal ONG do país dedicada à sensibilização e à mobilização para o consumo consciente – provoca as pessoas a descobrirem, e fazerem uma reflexão, sobre qual perfil se encaixa melhor com a forma delas consumirem.
O que o Dia da Sobrecarga na Terra nos diz
Dessa maneira, todos podem identificar o impacto de suas atitudes cotidianas e dimensionar como é possível melhorar.
Assim, o Instituto Akatu dá luz para o Teste do Consumo Consciente, que analisa comportamentos e valores para avaliar o grau de consciência das pessoas ao consumir algo – de água e energia elétrica em casa, passando pela maneira como você se desloca até o planejamento das compras.
“Conhecer seu nível de consciência é um passo essencial para a mudança de comportamento em favor do consumo consciente e de estilos de vida mais sustentáveis. Entender e mapear nossos hábitos de consumo e buscarmos nos tornarmos protagonistas de uma busca de melhorar os seus impactos nos leva a adotar práticas que podem ser simples, mas que, se repetidas por muito tempo ou por muitas pessoas, geram enorme impacto positivo para nós mesmos, a sociedade, a economia e o meio ambiente”, enfatiza Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu.
Redução de impacto
Vale lembrar que os brasileiros estão cada vez mais interessados no assunto sustentabilidade. Na Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2020, promovida por Akatu e GlobeScan, 41% dos entrevistados concordaram totalmente com a frase “Eu quero reduzir muito o impacto que eu tenho no meio ambiente”, e 68% dos participantes disseram ser uma prioridade “viver de uma maneira que seja boa para você, boa para outras pessoas e boa para o meio ambiente”.
Mas o caminho a ser percorrido ainda é longo. De acordo com a Pesquisa Akatu 2018, somente 4% dos brasileiros podem ser classificados como consumidores conscientes, aqueles com comportamento ativo, que de fato praticam os 5Rs da Sustentabilidade e que tomam suas decisões de consumo com base no que é melhor para o coletivo e para o meio ambiente.
Confira os perfis de consumidores:
Consumidor indiferente: Ainda não leva em conta que evitar desperdícios traz benefícios diretos para si mesmo e para o seu bolso nem compreende os impactos de seus hábitos de consumo para o meio ambiente. Representa 38% da população brasileira.
Consumidor iniciante: Pratica o consumo consciente pensando em soluções para evitar desperdícios e economizar financeiramente, como desligar a luz ao sair de um cômodo ou fechar a torneira ao escovar os dentes, pois já compreende que seus atos de consumo geram impactos para si próprio e para seu bolso. Também é 38% da população brasileira.
Consumidor engajado: Percebe que o consumo consciente é mais que uma maneira de economizar – reconhece que seus hábitos de consumo geram consequências para si e para seu bolso, mas também para a sociedade e para o meio ambiente. Representa 20% da população brasileira.
Consumidor consciente: Tem comportamentos ativos, para além de práticas em casa, no trabalho e no lazer. Faz escolhas sabendo que as consequências de seus atos de consumo afetam não só a si próprio, mas também a sociedade, o meio ambiente e as futuras gerações, além de entender que influencia pessoas ao seu redor. Abrange 4% da população brasileira.
E se quiser mais dicas de consumo consciente, clique aqui .