Outubro já está aí na porta e, com este mês, se aproxima também o Dia da Criança, celebrado em 12 de outubro. Claro que muito mais importante que os presentes é a presença e o amor dos pais e responsáveis, não é mesmo? De todo modo, para quem faz questão de providenciar algum mimo nesta data especial, o ideal é optar por brinquedos mais sustentáveis, que priorizem o ambientalmente correto.
Um bom exemplo é a Green Toys , empresa que fabrica os “brinquedos verdes”. Além de proporcionarem alegria às crianças, os produtos lidam com educação ambiental, reciclagem e redução de energia.
A principal matéria-prima da empresa de São Francisco, nos Estados Unidos, são as caixas de leite. A partir delas, várias linhas de brinquedos são feitas, como jogos de chá, caminhões e discos para cachorros. Entre as opções mais procuradas, estão os caminhõezinhos de reciclagem, onde há divisões em que a criança pode depositar pequenas quantidades de vidro, plástico e papel, aprendendo a importância da reciclagem desde cedo.
O projeto é fruto da criatividade dos designers Joris Vanbriel e Vanessa Yuan. “Ao todo, 80% dos brinquedos plásticos acabam em aterros sanitários, incineradores ou no oceano. Ao dar ao plástico velho uma nova vida, nosso objetivo é libertar nosso ecossistema do seu impacto pernicioso. Como utilizamos tecnologias inovadoras, feitas para a reutilização de plásticos, não há necessidade de adicionar pigmentos ou resinas”, afirmam os profissionais.
O Instituto Akatu, que é especializado em consumo consciente, listou cinco dicas de experiências e de brinquedos sustentáveis para fazer com as crianças:
1 – Avião
Um pregador de roupas e três palitos de sorvete podem se transformar em um divertido avião. Basta colar dois palitos de sorvete na ponta em que o pregador de roupa tem a abertura, para simular as asas. Já o terceiro, deve ser colado na outra ponta. Quem preferir, ainda pode colorir.
2 – Jogo de Xícaras
Quem diria que embalagens de iogurte e uma caixa de leite têm vocação para se transformar num jogo de chá? Iogurtes vendidos em bandejas viram xícaras, com alças feitas de EVA ou papelão. Já o bule é feito com uma caixa de leite.
3 – Casinha de boneca
Embalagens de amaciante ou desinfetante podem virar casinhas de bonecas. É preciso fazer uma abertura lateral, simulando uma porta. Depois do recorte, o fundo da embalagem pode ser revestido. A decoração fica por conta de adesivos ou desenhos.
4 – Foguete
Rolos de papel higiênicos empilhados e colados viram… um foguete! Com o próprio rolo aberto e dobrado em formato de triângulo se faz a ponta. O suporte da base pode ser feito com papel. Depois, é só recortar as janelas e encaixar bonecos para uma viagem espacial.
5 – Pebolim
A caixa de sapato que iria para o lixo vira palco da disputa de dois grandes times de pebolim. O segredo é medir a lateral da caixa e dividir o espaço para os furos. Em seguida, varetas de madeira devem ser traspassadas de um lado para o outro. É nelas que vão os pregadores — ou melhor, os jogadores.
Experiências para curtir com os pequenos:
1 – Passear no parque
Passear no parque pode ser uma atividade ainda mais prazerosa quando aliada a um piquenique. Leve lanches naturais, sucos, geleias e frutas. E uma sacolinha, para recolher o lixo no final. Se você está em São Paulo, curta o Parque do Ibirapuera, o Parque Villa-Lobos ou o Parque da Água Branca. No Rio, escolha entre o Parque Lage, o Parque da Catacumba ou a Lagoa Rodrigo de Freitas, que também permite piquenique. Em Belo Horizonte, há o Parque Municipal Américo Renné Giannett, o Parque Amílcar Vianna Martins e a Praça do Papa. Já em Salvador, o Parque da Cidade, o Parque Metropolitano de Pituaçu e o recém-inaugurado Parque dos Ventos são ótimas opções. Importante: em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus, o uso de máscara é obrigatório para frequentar esses espaços, que também estão funcionando em dias e horários específicos.
2 – Brincadeiras antigas
Que tal resgatar brincadeiras dos velhos tempos, como pega-pega, pipa, queimada e bolinha de gude? Além da diversão em si, essas atividades estimulam os exercícios físicos e beneficiam a saúde das crianças. Patinetes e bicicletas também estão liberadas nos parques, desde que com equipamentos de segurança. Uma boa opção é montar um roteiro de caça ao tesouro, espalhando dicas e um prêmio no final. A atividade envolve o raciocínio rápido e também o espírito de equipe.
3 – Atividades culturais
Criança também merece ter contato com cultura. Nesta época do ano, as cidades têm uma vasta programação infantil, de peças de teatro a espetáculos de música clássica. Em São Paulo, o programa Meu Primeiro Musical, no Theatro Municipal, traz apresentações que contam a trajetória de Heitor Villa Lobos, um dos maiores nomes da música erudita.
4 – Contação de Histórias
Estimular o gosto pela leitura ajuda no desenvolvimento das crianças. Além das feiras de livros, que ganharam espaço até mesmo nos shoppings, leve seus pequenos a eventos com contação de histórias. A Biblioteca de São Paulo e a Vila Lobos estão com programação especial para as crianças no mês de outubro. Na região serrana do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo, a Associação Centro Cultural Viva promove o Festival de Circo de Duas Barras, também com contação de histórias. E o CCBB de Belo Horizonte oferece uma programação que envolve arte e cultura, com oficinas e práticas culturais.
5 – Estar junto!
A verdade é que não importa muito o lugar, momentos em família ficam marcados na trajetória das crianças. Se decidirem ficar em casa, aproveita a data especial para fazer experimentos, cozinhar com os pequenos ou promover uma festa do pijama.