Convocar a participação da sociedade em propostas que desenvolvam medidas para promover a eficiência energética é o principal objetivo das Chamadas Públicas de Projetos, lançadas pela Coelba anualmente. Podem se inscrever clientes das classes de consumo Industrial, Comércio e Serviços, Poder Público, Serviços Públicos e Residencial (condomínios).
Para participar é preciso apresentar um projeto de Eficiência Energética com a indicação de quais mudanças são desejadas para o local, como a substituição de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED.
“A Chamada Pública é um mecanismo criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para convocar a apresentação de projetos de eficiência energética com o objetivo de aproximar a distribuidora dos consumidores, tornando o processo de seleção mais transparente, democrático e com maior participação da sociedade”, afirma Ana Mascarenhas, gerente de Eficiência da Neoenergia.
Os recursos disponibilizados pela Chamada Pública fazem parte do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel. As diretrizes para a elaboração dos programas encontram-se estabelecidas na Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000, bem como aquelas contidas nas resoluções da Aneel específicas para a eficiência energética.
Principais benefícios dos projetos de eficiência energética:
- Redução no consumo e na conta de energia elétrica;
- Redução de custos com manutenção e operação, a partir da otimização dos equipamentos e/ou processos;
- Maior vida útil dos equipamentos eficientes instalados.
* Clique aqui e acesse Apresentação de Chamada Pública.