Contato com a natureza estimula a liberação de endorfina e serotonina, hormônios que ajudam a regular a ansiedade e a diminuir os níveis de estresse
Menos problemas decorrentes da poluição do ar, mais opções de atividades ao ar livre e qualidade de vida são apenas algumas das razões para morar próximo a áreas verdes, como parques, praças e florestas, uma alternativa que ganha cada vez mais adeptos que buscam benefícios em relação à saúde, tanto física quanto mental.
Poluição
A redução de problemas causados pela poluição do ar, um aspecto frequente nas grandes cidades, é um dos principais motivos para viver em áreas arborizadas. Ele ocasiona, por exemplo, uma série de doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite, que afetam especialmente crianças — que possuem o sistema imunológico mais indefeso.
Árvores
Além disso, espaços com boa oferta de árvores também ajudam a limitar o aumento de temperatura provocado pelo efeito estufa, que é alimentado diariamente pela emissão de gases poluentes (como o monóxido de carbono) produzidos pelos veículos e o dióxido de carbono (CO2) que vem das indústrias, entre outras fontes.
Atividades
Outro motivo para se morar próximo a áreas verdes é a possibilidade de realizar atividades ao ar livre e, com isso, ter um impacto positivo sobre a sua saúde. Quer saber a razão disso? É que muitos dos exercícios que podem ser feitos em praças, parques e florestas são aeróbicos, como caminhadas e corridas, o que resulta no uso de maior quantidade de músculos do corpo de forma simultânea.
O que você ganha com isso?
- Tonifica a região muscular;
- Fortalece os ossos;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Diminui as chances de desenvolver doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e obesidade.
Bem-estar
Outro benefício considerável das áreas verdes é que elas propiciam maior qualidade de vida para você e sua família, já que atuam diretamente sobre o seu bem-estar. Funciona assim: o contato com a natureza estimula a liberação de endorfina e serotonina, hormônios que ajudam a regular a ansiedade e a diminuir os níveis de estresse.
Lazer
Ah, também não podemos esquecer que as áreas verdes também oferecem mais opções de lazer e diversão, como eventos ecológicos, feiras de gastronomia, atrações infantis, playgrounds, apresentações e até shows, que têm ocorrido com mais frequência em espaços abertos, tanto por iniciativa pública quanto privada. O objetivo é o de despertar o interesse pelo meio ambiente promover a interação dos moradores com os seus bairros.
E aí? Curtiu as dicas?