Você já ouviu falar em materiais biodegradáveis? São aqueles que, depois de utilizados, podem ser naturalmente decompostos pelos micro-organismos, perdendo assim suas propriedades químicas nocivas ao meio ambiente. Atualmente, o mercado disponibiliza uma grande variedade de produtos com esse selo. Itens de limpeza e higiene, solventes, desengraxantes e até sacos plásticos já estão disponíveis em versões biodegradáveis.
Por isso, quando for comprar algum desses produtos, verifique se existe uma opção que não agrida tanto o meio ambiente e dê preferência a este. A tendência para trocar os produtos químicos convencionais por versões biodegradáveis é tão forte que alguns países já criaram normas para obrigar alguns setores econômicos a adotarem esses materiais.
As tradicionais embalagens plásticas utilizadas em todo o mundo são produzidas a partir de resinas derivadas de fontes fósseis (não renováveis) e acabam submetidas a um tempo de degradação muito longo, podendo prejudicar o meio ambiente quando descartadas de maneira incorreta. Por essa razão, cresce o conceito das embalagens biodegradáveis, que em contato com o solo podem ser decompostas em semanas, em vez de em quatro séculos – tempo que o plástico comum, a base de polietileno, leva para se decompor no ambiente.
Por que o plástico biodegradável é bom?
O plástico em si tem valor pela sua capacidade de criar produtos resistentes e duráveis (por exemplo na embalagem de produtos alimentares, no transporte e construção civil). A biodegradabilidade deve, pois, ser encarada como uma funcionalidade adicional, quando a sua aplicação exige uma forma barata de destruição do produto, depois de ter cumprido a sua função (por exemplo, para embalagem e proteção de alimentos e para os manter frescos). Exemplos de produtos biodegradáveis úteis são:
- Embalagem de alimentos – embalagem que pode ser decomposta conjuntamente com o seu conteúdo, quando o produto termina a data de validade ou se deteriora. Ou pode ser consumida junto com o produto, as chamadas embalagens comestíveis;
- Agricultura – lâminas de plástico que podem ser misturadas na terra com o composto e as sementes;
- Medicina – suturas absorvíveis; pequenos dispositivos contendo medicamentos, que se desfazem no interior do corpo.