O São Salvador Hotéis e Convenções está localizado em um ponto privilegiado da capital baiana, entre a orla e a Av. Tancredo Neves, um dos centros financeiros da cidade. Oferece 304 apartamentos, centro de convenções com capacidade para 700 pessoas, área de lazer com bar e piscina, além de academia e sauna.
Seguindo uma estratégia de engajamento ambiental, conquistou os selos Eco Líderes e Eco Hospedagem. Em junho de 2015, sediou um dos fóruns do Grupo [B+], com o tema Sustentabilidade – Dossiê Verde: responsabilidade ambiental nas empresas, em que fui palestrante junto com Roberto Lessa, vice-presidente da Aurantiaca.
Conversei com a engenheira Cristiane Costa, que é Coordenadora da Manutenção do Hotel São Salvador, que falou sobre as ações socioambientais do Hotel.
Erica Rusch – Quais ações de responsabilidade ambiental o São Salvador promove hoje?
Cristiane Costa – Economia dos recursos hídricos através do reúso das águas cinzas (esgoto secundário) que são utilizadas nas descargas dos vasos sanitários, após tratamento desse esgoto no próprio hotel e utilização de sistema de energia solar para aquecimento de toda a demanda de água quente nos chuveiros, além de outras ações de uso racional da água e energia – como torneiras com temporizador (time-stop) . Realizamos também a segregação de resíduos sólidos para coleta seletiva e utilizamos móveis com madeira de demolição.
Erica Rusch – Como as dependências do hotel aplicam medidas de preservação e economia de recursos? Cartões magnéticos, elevadores inteligentes, sensores de presença nos corredores, etc.?
Cristiane Costa – São utilizados em todos os apartamentos o economizador de energia onde os dispositivos elétricos são acionados e interrompidos através de cartão magnético. Todos os corredores dos apartamentos e principais acessos às áreas comuns possuem sensores de presença e lâmpadas tipo led. Empregamos o uso racional dos elevadores e a temperatura mínima de ar condicionado nos apartamentos e áreas comuns é de 22ºc.
Erica Rusch – No campo da Sustentabilidade, muito se fala em economia de recursos, como água e energia, com vistas ao uso eficiente destes recursos e à preservação ambiental. Vocês fazem campanhas junto aos clientes? Conseguem mensurar a economia alcançada através das campanhas?
Cristiane Costa – Usamos as descargas de duplo acionamento e estimulamos seu uso através de etiqueta colada junto ao vaso. Considerando uma ocupação média de 50%, conseguimos até 100m³ de economia de água por mês apenas com essa ação.
Erica Rusch – Existe campanha juntos aos colaboradores? Como acontece?
Cristiane Costa – Sim, a descarga de duplo acionamento também é utilizada nas áreas operacionais, assim como as torneiras com arejadores onde há redução da vazão da água. A manutenção do hotel faz vistorias periódicas nas cozinhas a fim de detectar vazamentos de água pelas torneiras.
Erica Rusch – Sustentabilidade, além da preservação de recursos naturais, diz respeito também à qualidade de vida das pessoas. Como o Hotel São Salvador oferece qualidade na experiência de hospedagem?
Cristiane Costa – Cultivamos e servimos produtos orgânicos através de própria horta, onde fazemos também a compostagem do adubo. Possuímos 4 apartamentos para pne´s (portadores de necessidades especiais), além de toda a infraestrutura para atendê-los (rampas de acesso, elevadores, etc). Temos também uma academia de ginástica e sauna bem confortável, assim como uma piscina para o hóspede se exercitar e relaxar. O cardápio do nosso restaurante – Cedro – é bem diversificado, com opções saudáveis e saborosas. Nos salões de convenções há tratamento acústico nas paredes e teto, evitando que ruídos externos atrapalhem as reuniões e eventos.
Erica Rusch – Quando o hotel conquistou os selos de responsabilidade ambiental? Que diferenciais ajudaram a conquistá-los?
Cristiane Costa – O primeiro selo – ecohospedagem – foi conquistado em 2013 e o ecolíderes no primeiro semestre desse ano. Ter uma própria estação de tratamento para reúso da água, um sistema eficiente de aquecimento solar e utilização de vidros das esquadrias com baixo índice de absorção de calor foram os diferenciais que ajudaram na conquista dos selos.