Com a atmosfera regularmente coberta por uma camada de fumaça, forçando milhões a saírem às ruas com máscaras, a China novamente adota medidas extremas para a sua capital Pequim. O Plano de Contigência da Poluição de Ar Pesado estipula que quando houver poluição intensa por três dias consecutivos um sistema de alarme será ativado, em uma escala marcada pelas cores azul, amarelo, laranja e vermelho.
Com o marcador no vermelho, escolas terão de ser fechadas e 80% dos carros pertencentes ao governo terão de deixar as ruas. Automóveis privados somente entrarão na capital em dias alternados, em sistema de rodízio de acordo com suas placas. Durante o alerta vermelho, as ruas serão ocupadas por caminhões-tanque para umedecer as vias, conforme informado no jornal estatal Diário da China.
O plano poderá amenizar um problema criando outro: uma de suas principais recomendações é substituir o carvão por gás natural, inclusive o sintético, convertido a partir do carvão. Esta conversão, no entanto, demanda grandes quantidades de água. Muitas dessas usinas de energia se encontram em localidades chinesas onde já há escassez dos recursos hídricos, informa o World Resources Institute.
Saiba mais: Planeta Sustentável, 24/10/13
Participe da conversa no Facebook!