Após pesquisa realizada em conjunto com organizações parceiras, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) revelou na última semana que o sistema educativo da República Centro-Africana (RCA) encontra-se em estado precário, com quase dois terços de suas escolas ainda fechadas no começo do segundo semestre letivo.
“Muitos professores não recebem salários há meses; não há material didático e o pouco de infraestrutura que havia antes da crise foi danificado”, disse Souleymane Diabaté, representante do Fundo na RCA.
Os confrontos civis têm afastado as famílias das escolas, devido à falta de segurança para as crianças. Desde a derrubada do governo nacional por rebeldes em 2012, as lutas armadas na RCA têm ampliado sua brutalidade e seu caráter sectário, com inúmeros casos de violações de direitos humanos especialmente pelos grupos “anti-balaka”, majoritariamente cristão, e Séléka, majoritariamente muçulmano. Quase metade da nação – 2,2 milhões de pessoas – ainda se encontra dependente de ajuda humanitária imediata.
Saiba mais: ONU, 13/mai/14
Participe da conversa no Facebook!