De janeiro a junho deste ano, os usuários do Bike Salvador, sistema de bicicletas compartilhadas operado pela Tembici com patrocínio do Itaú Unibanco, completaram um total de 33 mil quilômetros percorridos.
O registro é de quase o tamanho de todo o litoral russo – o terceiro maior do mundo, com 37 mil km -, mostrando que os soteropolitanos adotaram as bicicletas como meio de transporte diário.
Com o uso de bicicletas, os moradores de Salvador não só alcançaram a Rússia, como também foram responsáveis por uma economia de 28 toneladas de emissão de CO2 na atmosfera e poderiam ter pedalado por quase cinco meses seguidos, somando todos os minutos percorridos de bike na capital baiana.
A cidade registra a maior concentração de viagens em dias úteis, durante os horários de rush. Com picos de uso de segunda à sexta entre 7h e 9h e das 17h às 19h, o que mostra que o sistema entrou para o cotidiano dos soteropolitanos como um modal de transporte para a ida e retorno das atividades do dia a dia.
As estações mais utilizadas se alternam durante a semana por conta da rotina dos usuários. A estação mais procurada é a Central Porto da Barra – tradicional ponto turístico da cidade.
O projeto
O projeto Bike Salvador, patrocinado pelo Itaú, que foi modernizado no início de 2018, opera com a tecnologia mais moderna do mercado, oferecendo mais conforto e segurança aos usuários.
Em nível geral, o Itaú Unibanco mantém atualmente cerca de 15.000 bicicletas, com mais de 20 milhões de viagens já realizadas, o que contribuiu para a melhoria dos deslocamentos nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes (PE), além de Buenos Aires, na Argentina, e também em Santiago, no Chile.