A Prefeitura de Porto Alegre estuda criar um serviço de compartilhamento de carros, semelhante ao BikePOA, serviço de aluguel de bicicletas que já existe na capital do Rio Grande do Sul. Desde novembro, o governo municipal estuda a legislação pertinente à atividade e a viabilidade econômica das estações de automóveis.
A ideia, que será apresentada ao prefeito José Fortunati no final de janeiro, é que o usuário pague uma taxa para utilizar o carro e deixe-o à disposição em outros pontos da cidade para outros motoristas. Em seguida, se aceita a proposta, será enviado um projeto de lei à Câmara de Vereadores autorizando o uso compartilhado de automóveis.
Tendência nos Estados Unidos e na Europa, o serviço de compartilhamento de automóveis ainda é incipiente no Brasil, já estando disponível em São Paulo e em Recife.
Na capital gaúcha, a Prefeitura tem expectativa de utilizar carros elétricos, não poluentes, recarregáveis nas próprias estações. As multas por infrações de trânsito ficarão a cargo da empresa prestadora do serviço, que terá acesso aos dados dos usuários, podendo identifica-los.
*Redação
Fonte: ClicRBS