A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) disponibilizou na sexta-feira (21) o edital de licitação para a reforma do Plano Inclinado Gonçalves, que liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. O aviso de licitação foi lançado no último dia 31 de julho e a concorrência envolve a modernização da máquina, motor e quadro de comando com mão de obra especializada para dois bondes do equipamento; dois painéis de operação do controle; substituição da fiação elétrica para cabos de potência e dos geradores; troca da instalação elétrica e revisão dos bondes; e instalação do sistema de luz de emergência e do sistema de intercomunicação entre os bondes e casa de máquinas.
A reforma prevê ainda intervenções no sistema de segurança abaixo dos bondes e freios de segurança nos chassis; instalação do limitador de velocidade que ativará o freio de segurança em caso de excesso de velocidade; sistema anti-capotagem; sistema de alinhar cabines em movimento; e serviços de acessibilidade como revestimentos, comunicação visual adaptada e piso tátil. O investimento da empresa que ganhar a licitação será de R$ 1,5 milhão.
Apesar das diversas intervenções da Prefeitura para a manutenção do Plano Gonçalves, o equipamento vem apresentando problemas desde a sua reinauguração, em fevereiro de 2014. “Com a licitação, vamos resolver de vez os problemas do Gonçalves. Este é um equipamento de extrema importância para a mobilidade e turismo da cidade, e não podemos ficar refém de uma peça ou outra sempre que tiver problema. Com a licitação, ele será totalmente reformado e atenderá às demandas dos usuários”, afirma o secretário de Mobilidade Fábio Mota.
O edital da licitação pode ser encontrado no site www.licitacoes-e.com.br ou adquirido na sede da Semob (Rua Visconde de Itaboraí, n 99, Amaralina, Salvador-Ba) ao custo de R$ 10. O resultado da concorrência deve ser divulgado dentro de 60 dias e o prazo de conclusão das obras é de seis meses a partir da data de início. Mais informações: (71) 3202-9244.
Fonte: Agecom