As instituições bancárias terão até o dia 28 de fevereiro de 2015 para implantar políticas socioambientais. A determinação foi acertada na sexta-feira, 25 de abril, em cerimônia na sede do Banco Central (BC), em Brasília, da qual participaram mais de 40 representantes do setor, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente do BC, Alexandre Tombini.
Na ocasião, eles apresentaram a Resolução nº 4.327, que dispõe sobre as diretrizes da Política de Responsabilidade Socioambiental para instituições financeiras e demais organizações autorizadas a funcionar pela autoridade monetária.
A ministra afirmou que a resolução sintetiza pelo menos 20 anos de pensamento do mercado financeiro e representa uma nova abordagem da governança ambiental no sistema financeiro do Brasil e do mundo. O trabalho, conduzido pelo Banco Central e pelo ministério, em conjunto com outras instituições, foi preparado na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em 2012, e em posteriores audiências públicas e restritas.
Saiba mais: Eco Desenvolvimento, 28/04/14
Participe da conversa no Facebook!