Se apenas pensar na poluição do mar já é triste e chocante, imagine vê-la representada com lixo retirado do oceano em um grande aquário. É exatamente isso o que os visitantes da exposição O Aquário Morto poderão ver até o dia 10/05, no Acqua Mundo, o maior aquário privado da América Latina, no Guarujá.
A criação é assinada pelo artista paulistano Eduardo Srur, reconhecido por aproximar a arte do grande público em intervenções urbanas, e idealizada pela agência Leo Burnett Tailor Made, com o apoio do Instituto Eco Faxina – que trabalha na coleta de resíduos nas áreas degradadas da Baixada Santista.
A sala principal do Acqua Mundo foi dividida ao meio especialmente para a mostra: de um lado, ficam as espécies marinhas; do outro, a exposição recria a imagem do fundo do mar repleto de lixo, com resíduos retirados das praias do Guarujá e de São Vicente.
Segundo relatório de 2012 da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), entre 57 mil e 135 mil animais marinhos são impactados todos os anos com a sujeira despejada pelo homem nos oceanos.
Saiba mais: Planeta Sustentável, 17/04/14
Participe da conversa no Facebook!