Acostumada a monitorar seus indicadores operacionais, a Copagaz, uma das maiores distribuidoras de gás liquefeito do país, decidiu estabelecer uma gestão mais detalhada com relação aos seus investimentos ambientais, consumo de energia e água.
Com base em análise dos indicadores GRI (Global Reporting Initiative), a empresa implantou uma ferramenta customizada por uma consultoria de business intelligence, a fim de coletar e analisar as informações para os relatórios de sustentabilidade.
Dessa forma, o trabalho que antes era realizado por meio de planilhas de Excel e enviado de cada filial pela intranet, agora está totalmente reformulado. Hoje o sistema de gestão, que pode ser acessado de qualquer local, permite à Copagaz mensurar e monitorar em tempo real todos os seus indicadores de sustentabilidade.
São observados indicadores de diferentes áreas, tais como: Recursos Humanos, Engenharia, Saúde e Segurança. O novo software trouxe uma flexibilidade que antes não tinha e também permitiu que fossem estabelecidas metas e estratégias em longo prazo a partir da identificação dos impactos gerados pela empresa.
O resultado foi percebido nos acidentes com afastamento, por exemplo. O número de dias perdidos caiu pela metade, de 2005 casos para 1046 entre 2010 e 2012; e as doenças ocupacionais caíram de 5 casos para 0 (zero) entre 2010 e 2012.
Saiba mais: Eco Desenvolvimento, 22/01/2014
Participe da conversa no Facebook!