O governo do estado de Maryland, nos Estados Unidos, vai colaborar com o programa de despoluição da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, explica que o Brasil não vai copiar o modelo implantado na Baía de Chesapeake, no Nordeste dos EUA, mas pretende aprender como funciona a gestão de um modelo que deu certo.
De acordo com Minc, o governo de Maryland vai ajudar com a formação de quadros técnicos e com a metodologia de monitoramento para cada parâmetro, como a água, a terra e o ar.
O secretário lembra que o Plano Guanabara Limpa está em andamento e tem avançado em várias questões, como o fim dos lixões que despejavam chorume na baía, o aumento de 12% para 40% da população atendida por saneamento básico e a instalação de Unidades de Tratamento de Rio que vão retirar um terço da poluição despejada nas águas, além do Termo de Ajustamento de Conduta feito com a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc) que reduziu em mais de 40% toda a poluição química, orgânica e oleosa da Reduc.
Saiba mais: EcoD , 06/12/2013
Participe da conversa no Facebook !