O Japão é um país com poucos recursos naturais e propenso a catástrofes e portanto impõe à sua cultura a constante inovação tecnológica. O tsunami de 2011 destruiu usinas como a de Fukushima e tornou a energia elétrica um artigo ainda mais escasso no país.
As residências têm agora metas de gastos mensais e quem não usar a quantia que lhe foi reservada pode “vender” o que sobrou para o governo. Cada quilowatt custa o equivalente a R$ 0,57. O valor do mesmo quilowatt em São Paulo é de R$ 0,24. Esse sistema de venda de energia é um dos pilares da casa autossuficiente em energia construída pela Panasonic. Com painéis que geram até 10 kW, a casa produz durante o dia a energia que gasta à noite.
Entre outros exemplos de eficiência energética, há o ar-condicionado, que identifica através de sensores onde a pessoa está e direciona a saída de ar frio. Já a máquina de lavar mede a quantidade de roupa na bacia e calcula a necessidade de eletricidade e água. A geladeira percebe quando é noite e diminui a potência.
Esse sistema é usado no condomínio em Ashiya, uma cidade próxima a Osaka, onde já foram vendidas 20 das 30 casas.
Saiba mais: Folha de São Paulo, 27/10/13
Participe da conversa no Facebook!