Uma casa que gera mais energia do que consome ao longo de um ano, sendo que a matriz energética é limpa e é proveniente dos painéis fotovoltaicos instalados no teto. Assim é a Lisi (tradução em inglês para Vida Sustentável Inspirada pela Inovação), grande vencedora da edição 2013 do Solar Decathlon, concurso promovido pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Dezenove equipes de estudantes de todo o mundo trabalharam por duas semanas erguendo casas sustentáveis alimentadas por energia solar e as colocaram à prova em 10 categorias, incluindo acessibilidade, conforto, arquitetura e engenharia.
Para provar a eficiência da operação, as equipes tiveram que executar tarefas comuns do dia a dia, como usar máquina de lavar louça, cozinhar e assistir à televisão. A ideia era ver qual das casas se mostraria mais eficiente no consumo de energia.
Desenvolvida por estudantes da Universidade de Tecnologia de Viena, Lisi conquistou o prêmio no sábado (12). A energia extra gerada pela casa, segundo seus criadores, poderia ser usada para abastecer veículos elétricos ou ser vendida para a rede.
Saiba mais: Eco Desenvolvimento, 14/10/13
Participe da conversa no Facebook!