O governo de Minas Gerais anuncia na próxima semana um programa de renovação de frota de caminhões do Estado, seguindo iniciativas semelhantes adotadas em São Paulo e Rio de Janeiro, afirmou Luiz Moan, presidente da entidade que representa as montadoras de veículos do país, Anfavea, nesta segunda-feira (14), ao portal EXAME. Segundo Moan, o programa mineiro envolverá siderúrgicas do Estado por meio do aproveitamento de caminhões que forem colocados fora de uso como sucata para produtos como vergalhões para a construção civil. Entre as recicladoras participantes está a Gerdau. O presidente da Anfavea estima que no geral caminhões com mais de 30 anos de uso correspondem a cerca de 30% da frota nacional.
No caso de São Paulo, o programa começou a funcionar neste ano, inicialmente na região portuária de Santos. No Rio de Janeiro, foi lançado em fevereiro, com meta de reduzir a idade média dos veículos de carga licenciados no Estado de 17 para 12 anos dentro de cinco anos.
Segundo Moan, a Anfavea tem discutido com o governo federal a implantação de um programa nacional de renovação de caminhões. Ele afirmou que Rio Grande do Sul e Paraná também têm interesse em renovar suas frotas. A iniciativa é importante porque modelos mais antigos são menos eficientes e poluem mais.
Saiba mais: Revista Exame Online, 14/10/13
Participe da conversa no Facebook!