Falamos no dia 21 de dezembro, quando lançamos nosso blog, que acreditamos que o tão falado fim do mundo é na verdade o fim de um momento e início de uma nova era.
Quando falamos em transformação de uma realidade uma premissa fundamental a ser adotada é a que se encontra traduzida na expressão: pensar globalmente e agir localmente.
E por que agir localmente? Porque é localmente que as pessoas encontram espaço para as suas ações, oportunidade para debaterem, participarem, firmarem parcerias e desenvolverem suas aptidões.
Pensar globalmente, agir localmente é um trabalho de formiguinha, onde cada iniciativa dependerá do convencimento e da articulação de pessoas e entidades envolvidas. O processo é lento, mas é preciso partir para a ação concreta.
É também um trabalho político, não partidário, mas político, pois há que construir parcerias e os gestores públicos precisarão firmar um pacto de transformação social para uma nova ordem.
Os governos assumem o papel de facilitadores, ou articuladores, tendo como objetivo alavancar investimentos, abrir canais de comunicação com a sociedade, multiplicar empreendimentos econômicos e formar e fortalecer parcerias necessárias para realização de projetos estruturantes.
Com novas administrações locais em 2013, seus lideres terão um importante papel: mobilizar os agentes multiplicadores em direção a uma meta, o desenvolvimento sustentável.
O desafio está lançado!
*Erica Rusch é defensora da sustentabilidade, advogada, mestre em Direito Econômico com ênfase em Direito Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo desenvolvido pesquisa e trabalho sobre o tema Ação Civil Pública de Responsabilidade por Danos Ambientais; pós-graduada em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Pós-Graduação em Direito Ambiental da Fundação da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia; palestrante em eventos sobre temas de Direito Ambiental e Sustentabilidade; autora de artigos, obras coletivas e trabalhos científicos apresentados e premiados em congressos e seminários; foi especialista visitante no curso de Direito Ambiental Comparado na Universidade do Texas (EUA).